Início » Vez ou Outra

Vez ou Outra

por Natália Menhem

 

Vez ou outra me visitam meus pequenos demônios. chegam abrindo gavetas e deixando abertas as portas dos armários. meus pequenos demônios, quando chegam assim, muito confortáveis nesta casa que sou eu, chegam e abrem a geladeira, se servem de cerveja (ainda quente) enquanto fazem uma gin tônica, jogam no chão as roupas mal guardadas no armário, se espalham sobre a cama recém-esticada – mas não perfeitamente esticada, juntam em bolos os fios de cabelo até então invisíveis pelo chão. é o alvoroço com que se movimentam… fico exausta tentando guardar a bagunça que eles realçam, tentando aprumar o existir.

eles chegam dóceis, como quem vem para fazer companhia em dias difíceis. primeiro se aconchegam, trazem um agrado em forma de ideia boa, e basta eu relaxar na companhia das visitas para que eles façam a festa. uma festa inesquecível. de novo me enganei ao deixá-los entrar. exausta, desisto de ajeitar, arrumar ou organizar. deixo-os curtirem aquela festa cheia de barulho e cheia da falta de bons assuntos. exausta, me entrego.
me entrego ao sono no sofá. de novo esperei que a boa nova viesse, de novo esperei que viesse d’algum outro lugar que eu não conhecesse bem.

acordo com o silêncio. olho em volta. não sei explicar o que está ao meu redor. não sei explicar aqueles últimos tempos. olhando de alguns dias para frente, parece que aqueles tempos corriam mexidos, misturados, não me lembro do que era meu gosto e do que era tentativa de disfarçar o desgosto. tudo que me parecia bem, agora está mexido – mas o silêncio já alivia, e, sem ruído, as coisas podem simplesmente voltar a ser o que são. e eu também. lentamente recoloco os óculos, tudo se enfoca novamente, não há nada ali que não houvesse antes. me recordo então que vez ou outra passa um furacão aqui. e esse furacão também sou eu.


Natália Menhem é mineira, formada em Ciências Sociais pela UFMG e tem uma trajetória profissional diversa. Foi parte da equipe organizadora do TEDxBeloHorizonte e trabalha como diretora de Marketing na ThoughtWorks desde 2015. Em 2017 publicou seu primeiro livro, Descontinuidades e agora lança Tremores nômades e fortes pela Quixote+Do Editoras Associadas.

Crédito da Foto: Felipe Menhem


Natália Menhem na Quixote-Do:

Deixe um comentário